Como sacar o FGTS

Como sacar o FGTS – Confira no portal FGTS.info sobre como sacar o FGTS e quando o saque pode ser feito. Quais os documentos necessários: Documento oficial de identificação ( como RG e CPF), Carteira de Trabalho, Número de inscrição no PIS/PASEP​. Tem outras condições também, continue lendo e tirar suas dúvidas.

No início de cada mês, os empregadores depositam em contas abertas na Caixa, em nome dos empregados, o valor correspondente a 8% do salário de cada funcionário.

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o objetivo de proteger o trabalhador demitido sem justa causa, mediante a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho.

Antes de tratarmos como sacar o FGTS, iremos entender: Quem tem direito (clique para ver) e

Quais são os documentos necessários para sacar o FGTS?

Alguns documentos são comuns a todas as condições para sacar o FGTS, enquanto outros são específicos para cada condição. Em geral, documentos gerais necessários são:

  • Documento oficial de identificação (como RG e CPF, por exemplo)
  • Carteira de Trabalho
  • Número de inscrição no PIS/PASEP​

Por enquanto, nos casos específicos, geralmente é necessário incluir os termos relacionados àquele motivo. É o caso de termo de rescisão do contrato de trabalho, em questões demissionais, do atestado que comprove determinada doença, nos casos motivados pela falta de saúde, demonstração de intenção de compra de imóvel próprio e etc.

Documentos necessários para outras condições específicas:

Para consultar informações sobre FGTS e Quotas do PIS e realizar saques dos benefícios a que tem direito, você precisa do Cartão do Cidadão
Para ter acesso ao Cartão do Cidadão, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado no PIS/PASEP, no Número de Inscrição Social (NIS) ou no Número de Inscrição do Trabalhador (NIT). Os dados cadastrais e o endereço devem estar atualizados.

Como sacar o FGTS em três passos:

Conforme a instrução oficial, sacar o FGTS só leva três passo, basta seguir os três passo e pode solicitar o saque. Veja seguintes:

Passo 1. Prepare e separe a documentação necessária
​Além de documento de identificação com foto, Carteira de Trabalho e número de inscrição no PIS/PASEP, são exigidos documentos específicos, dependendo da circunstância em que o trabalhador solicitar o saque do FGTS.

Passo 2. Confira a solicitação do saque
​Quando há rescisão de contrato, cabe ao empregador comunicar o ocorrido à Caixa, por meio do canal eletrônico Conectividade Social. Em até 5 dias úteis o trabalhador poderá sacar seu benefício. ​Nos demais casos, a solicitação de saque é feita pelo trabalhador ou seu representante, que comparece a uma agência da Caixa portando os documentos.​

Passo 3. Saque o saldo de seu FGTS
​O saque de valor igual ou inferior a R$ 3.000,00 pode ser feito nas unidades lotéricas, nos Correspondentes Caixa Aqui, nos postos de atendimento eletrônico e nas salas de autoatendimento para trabalhadores que possuem cartão do cidadão e senha. Nas demais situações o saque dos recursos pode ser realizados em qualquer agência da Caixa.​

Caso seja necessário emitir documento com os motivos que impedem o saque do seu FGTS, solicite ao atendente da Caixa.

Também leia Calendário PIS

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...