Consulta Cidadão

Consulta Cidadão é um portal online que você pode verificar os seus dados no Cadastro único a fim de participar dos Programas Sociais do Governo Federal.

Nessa ferramenta virtual, você pode emitir o comprovante de cadastramento e levar ao local onde pretende conseguir, por exemplo, a bolsa família.

É uma iniciativa inovadora que traz praticidade e rapidez no acesso às informações cadastrais dos cidadãos participantes de algum programa social. Desse modo, evita filas nos atendimentos dos postos de Cadastro Único, pois a maior procura é por esse motivo.

Saiba abaixo como realizar a consulta cidadão pela internet e maximize seu tempo!

Consulta Cidadão – Como realizar o acesso pela internet?

De maneira fácil e simples, você tem acesso a várias informações por meio desse consulta cidadão. Essa ferramenta foi criada e implantada pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA, portanto, o acesso é pelo site oficial disponibilizado gratuitamente.

Para consultar, faça o seguinte:

  • Acesse o portal http://www.mds.gov.br/consultacidadao
  • Preencha todos os dados solicitados nos campos que aparecem a busca por nome. Informe seu nome completo, data de nascimento e nome da mãe. Em seguida, selecione o estado em que você foi cadastrado no Cadastro Único.
  • Depois, selecione a opção “não sou robô”. Aparecerá uma tela complementar pedindo que confirme algumas imagens que aparecem. Clique em “confirmar”.
  • Logo após isso, clique em “emitir”

Você verá dois resultados prováveis de aparecer:

1 – Seus dados não foram localizados, caso o sistema não encontre as informações que você inseriu. É essencial que os dados que você realizou a consulta sejam idênticos ao que se encontra no Cadastro Único.

Há também a possibilidade de ainda o sistema não reconhecer seus dados pelo fato de ainda ter apenas 45 dias de cadastro. É preciso aguardar um prazo maior para que seus dados estejam liberados no portal Consulta Cidadão.

2 – Seus dados foram localizados, o que você poderá visualizar informações registradas no Cadastro Único. Na tela, você poderá ver o seu NIS – Número de Identificação Social, seu nome, sexo, data de nascimento, nome da mãe, município e unidade de federação (UF).

Agora, você clica em “ação” e será exibido o comprovante de cadastramento. É só imprimir e pronto! Você já estará com ele em seu poder!

Verificar autenticidade do comprovante de cadastramento

Nesse mesmo portal MDSA, você ou o órgão que quiser poderá verificar a autenticidade desse comprovante de cadastramento clicando no menu escrito “validar”. Preencha os campos solicitados e clique em “emitir”.

Leia mais:

Gostou desse post? Compartilhe e comente, se assim desejar!
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)

Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *