Consulta NIS online

Consulta NIS online e entenda a diferença entre número NIS e número PIS. Como cadastra NIS online. Tudo que precisa saber está aqui nest artigo. Leia.

O que é NIS e porque precisamos de NIS

O NIS – Número de Identificação Social é um número de cadastramento feito pela Caixa e deve ser registrado: o empregado, vinculado à empresa privada, cooperativa ou empregador individual; os beneficiários dos Programas Sociais (cadastrados pelo agente definido pelo Gerente do Programa); o diretor não-funcionário ao optar pelo FGTS e os beneficiários das Políticas Públicas (cadastrados pela SRTE, MS e MEC).

Para os trabalhadores, esse número será utilizado para identificá-lo na cobrança / recebimento do FGTS, Seguro Desemprego, Bônus Salarial e também no ato da aposentadoria.

Para outros inscritos, o número é usado para efetuar o pagamento de benefícios ou como chave de identificação em Políticas Públicas ou emitir documentos como o Cartão de Trabalho.

Desta forma, pode acontecer que uma pessoa tenha um NIS sem ainda ser um trabalhador, e esse número deve ser informado à empresa ao contratar, evitando assim um possível cadastro em duplicidade.

A diferença entre PIS e NIS

O PIS (Programa de Integração Social) e o NIS (também chamado de NIT) são o mesmo número. A diferença é que ele pode ser gerado em duas bases de dados diferentes.

O PIS é gerado no primeiro emprego da pessoa. Já o NIS é gerado por uma base de dados chamada Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que reúne os dados de quem recebe benefícios sociais como o Bolsa Família, por exemplo.

Este único número serve para fazer várias consultas, como consulta FGTS, abono salarial e seguro-desemprego. Você pode clicar e consulta-lôs respetivamente.

Como cadastrar NIS online

Passo 1. Entre no site oficial https://conectividade.caixa.gov.br

Passo 2. Escolha a opção: Cadastro NIS

 

Passo 3: Preenche os campos para incluir o trabalhador

Como encontre seu PIS e Consulta NIS online pelo site do CNIS

Passo 1: Acesse no site oficial do CNIS pelo endereço: https://www5.dataprev.gov.br/cnisinternet/faces/pages/pfcnis/cadastrarFiliado/cadastro.xhtml#

Passo 2: Preenche os dados inclusive: nome completo em “Nome de Filiado”, o nome completo da sua mãe, o seu número do CPF e sua data de nascimento. 

Passo 3: Se todos dados que preencheram estejam corretos, pode conferir o seu número do NIT.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...