Saldo FGTS

Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma espécie de poupança que foi criada com o fim de resguardar o trabalhador que for dispensado de uma empresa sem justa causa. Entenda aqui como pode consultar seu Saldo FGTS e quando pode sacar.

A companhia deve fazer a abertura de uma conta vinculada ao contrato de trabalho, fica também sobre a responsabilidade do empregador depositar a quantia mensal referente ao FGTS em contas abertas na Caixa Econômica Federal. Esse procedimento é feito no início de cada mês, em nome do trabalhador, o valor é referente ao percentual de 8% do salário bruto de cada empregado.

fgts

Já para Menores aprendizes contratados nos termos da lei nº 11.180/05, essa percentagem é diminuído para 2%. O recolhimento para trabalhadores domésticos a porcentagem é de 11,2 %.

O FGTS foi promulgado em 13 de setembro 1966, pelo então presidente da República, o marechal Castelo Branco. Na época, o Ministério da Fazendae Planejamento eram respectivamente Octávio Gouveia de Bulhões e Roberto Campos. O FGTS fez parte das reformas institucionais e do ajuste econômico organizado pelos titulares das pastas após o ato institucional de 1964.

Como consultar Saldo FGTS?

consulta saldo fgts

Se você quiser conferir o quanto já está acumulado em sua conta, é possível consultar em qualquer momento que você achar adequado. Os meios que você para fazer isso são:

  1. O site da Caixa Econômica Federal
  2. Casas Lotéricas
  3. Agências e correspondentes bancários da Caixa Econômica Federal

Como consultar Saldo FGTS pelo site da Caixa Econômica Federal

A consulta pela Internet é bastante, simples, no entanto no primeiro acesso para cadastrar a senha pela primeira vez é necessário informar a senha do cartão cidadão. Se você não tem cartão Cidadão terá de se dirigir a uma agência da Caixa Econômica Federal para solicitar.

Caso você até tenha cartão Cidadão, mas não se recorde do número da senha. Entre em contato com Central de atendimento do cartão e verifique como recuperar sua senha ou cadastrar outra, o telefone é:0800 726 0207.

De posse do cartão Cidadão e senha, você pode seguir o passo a passo abaixo para consultar Saldo FGTS pela Internet:

– Abra a página da Caixa Econômica Federal:

LINK AQUIlogin com nis

– Insira o numero do cartão Cidadãoou número do CPF ou número do NIS

– Sendo primeiro acesso, clique em Cadastrar senha. Na página seguinte será pedida a senha do cartão Cidadão e depois você poderá cadastrar a senha de Internet.

– Feito o cadastro na página principal insira os dados e clique em Consultar.

– Na página seguinte, você acessar várias informações e entre elas o Saldo do FGTS através de extrato parcial ou completo. No extrato tem todo o histórico de sua conta como trabalhador e você conseguir imprimir ou até cadastrar o e-mail para receber essa informação.

Como consultar em Lotéricas

Para consultar Saldo FGTS em lotéricas pode levar simplesmente para fazer a verificação. No entanto, a informação será fornecida de modo resumido e não tão completo como você consegue obter pela web ou até mesmo no atendimento das agencias da Caixa.

Caso decida fazer a consulta Saldo FGTS em uma lotérica, leve os seguintes documentos:

  • Carteira profissional
  • RG ou CNH
  • CPF

Se tiver cartão Cidadão é melhor, porque facilitará a consulta, porém este item é opcional.

Como consultar nas agências/correspondentes bancários Caixa Econômica Federal

Em uma das agências ou correspondentes bancários Caixa Econômica Federal, você terá duas formas de consultar o Saldo do FGTS com o cartão Cidadão.

A primeira é nos caixa eletrônicos do autoatendimento da Caixa, basta utilizar o cartão como qualquer outro plástico bancário. Inserindo o cartão Cidadão na leitora e digitando a senha. Esse procedimento é extremamente intuitivo e simples.

A segunda maneira de efetuar a consultar o Saldo do FGTS com ou sem o cartão Cidadão é no atendimento presencial. Se você não tiver o cartão necessitara de documentos pessoais para obter a informação. Esses documentos são os mesmo utilizados na consulta na lotérica:

  • Carteira profissional
  • RG ou CNH
  • CPF

Como sacar o Saldo do FGTS

Mesmo confirmando que em sua conta existe um valor para saque do Saldo do FGTS, a retirada não é permitida a menos que você atenda alguns dos requisitos determinados em Lei para efetuar o saque Saldo do FGTS. Então, para pegar o valor depositado pelo período de trabalho, você se enquadrar em algumas das seguintes exigências estabelecidas pela justiça do trabalho:

sacar fgts

– Quando o trabalhador for demitido sem justa causa. Isso significa que enquanto o empregador terá de fazer sua demissão e sem algum motivo que justifique essa dispensa para você ter acesso ao Saldo do FGTS

– Caso a empresa feche as portas. Em situações que a companhia falir é direito do trabalhador retirar esse valor.

– Quando o trabalhador se aposentar, terá direito a sacar seu fundo de garantia. Assim, qualquer saldo que fique pendente poderá ser retirado quando você se aposentar.

– Ao alcançar 70 anos de idade terá direito a sacar o seu FGTS. Mesmo que por diversos motivos você não consiga se aposentar terá ainda assim o direito de pegar o seu saldo depositado no FGTS.

– Para comprar ou financiar asua casa própria. Se você for adquirir um terreno para construção de um imóvel para moradia própria, pode sacar mesmo ainda trabalhando para mesma empresa. É importante destacar que não é permitido usar esse valor para montar casa de aluguel ou em locais cuja propriedade esteja no nome de outra pessoa.

– Terá direito a sacar o FGTS caso seja diagnosticado com AIDS,Câncer, ou com alguma doença em estado terminal. Sendo confirmada a patologia o trabalhador consegue efetuar a retirada do FGTS a qualquer instante.

– No caso do falecimento do trabalhador, a família tem direito a retirar o saldo do FGTS.

Atendendo a algum desses critérios você poderá ir a uma agencia da Caixa Econômica Federal, portando os mesmos documentos para consulta Saldo FGTS. Mesmo que prefira efetuar uma transferência para uma conta de outro banco é necessário que compareça a agencia ou algum correspondente bancário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...